A InDeep acredita que avaliar o desempenho dos colaboradores em uma empresa é fundamental,
principalmente para observar a aderência das pessoas às competências estabelecidas, bem como deixar claro o que se espera dos profissionais que nela trabalham.
No entanto, a avaliação do desempenho precisa ser vista como uma etapa de um processo mais amplo, ao qual chamamos Gestão do Desempenho, que tem como objetivo fortalecer o desenvolvimento de pessoas, discutir sobre méritos, sucessão, fortalecer o processo de feedback e o autodesenvolvimento.
Modelo de gestão do desempenho InDeep
A InDeep desenvolve e implanta um modelo de Gestão do Desempenho para identificar, mensurar e desenvolver a performance individual dos colaboradores dentro de uma empresa.
A ideia é avaliar a aderência das pessoas às competências empresariais, alinhadas com as estratégias do negócio. O intuito é fazer com que os objetivos da companhia sejam atingidos de maneira eficaz.
Acreditamos que não existe um modelo ideal e único de gestão do desempenho, por isso, através da nossa metodologia, desenhamos um modelo de Gestão do Desempenho que seja o mais adequado para o seu negócio.
-
Apresentar um método construtivo e participativo
-
Fortalecer o senso da transparência, meritocracia e justiça
-
Fornecer critério sólidos para a gestão, com redução da subjetividade
-
Identificar pessoas com alta e baixa perfomance
-
Permitir maior integração e otimização com os subsistemas de RH
A InDeep utiliza a metodologia abaixo para a construção e aplicação do Modelo de Gestão do Desempenho. O processo ocorre em 6 etapas:
Construímos o modelo de gestão do desempenho em conjunto com o cliente, passando pela definição dos objetivos; competências; comportamentos observáveis; escala de avaliação; instrumento de avaliação, etc. Ao final desta etapa teremos um modelo de Gestão do Desempenho aderente às necessidades do cliente.
Preparamos os líderes e colaboradores para realizar a avaliação, dar e receber feedback, e construir o CDI (Compromisso de Desenvolvimento Individual).
Momento da avaliação dos profissionais através do modelo que foi definido na primeira etapa.
Verificamos os resultados para, em conjunto com a empresa, apresentar um mapa da situação e definir planos de ação. O objetivo é analisar as respostas individuais e coletivas, além de discutir o quanto a avaliação está aderente às expectativas organizacionais.
Momento em que o líder dará o feedback ao avaliado e fará a construção do CDI (Compromisso de Desenvolvimento Individual).
Considerando que a gestão do desempenho é um processo contínuo, o propósito dessa etapa é acompanhar a evolução do avaliado, a partir do que foi definido no seu CDI (Compromisso de Desenvolvimento Individual).